Marc Soucy, seguindo em frente
03/18/24
Esta notícia diz respeito à InnovMetric, controladora das subsidiárias da PolyWorks.
Leia o artigo original:
https://www.lesoleil.com/magazines/le-soleil-affaires/elles-batissent-le-quebec/2024/03/08/marc-soucy-avancer-a-tatons-XEYEJ6O4NZGAZOPBZLALMYWPPM/
O presidente da InnovMetric, Marc Soucy, diz que se tornou um empreendedor após anos de aprendizado (Jocelyn Riendeau/Le Soleil).
Algumas pessoas dizem que são empreendedores natos.
De acordo com o Sr. Soucy, entretanto, ele aprendeu o empreendedorismo passo por passo.
“Como qualquer bom aluno do CEGEP”, diz ele brincando, “eu era marxista-leninista aos 18 anos”. Esse perfil é muito diferente do perfil típico do empresário que ele se tornou após 30 anos à frente da InnovMetric. Em 1992, o Sr. Soucy concluiu o doutorado em engenharia elétrica na Universidade Laval, mas poucas perspectivas lhe foram apresentadas. “Não havia empregos para mim”, diz o Sr. Soucy, que se sentia predestinado a uma vida na ciência. “Significava exílio. Eu tinha que me mudar para outro país”. Ele optou pelo plano B depois de receber bons conselhos de Esther Bouliane, sua parceira na vida e nos negócios. Em 1994, eles escolheram a Cidade de Quebec para montar sua empresa de desenvolvimento de software de medição 3D.
Nos 30 anos seguintes, três funcionários transformaram-se em uma equipe que atualmente inclui mais de 550 funcionários em 17 países.
Da Volkswagen à NASA e Bombardier, os 100 maiores fabricantes atualmente usam seu principal produto. o PolyWorks®, para inspecionar a uniformidade das peças que fabricam. Embora o Sr. Soucy e a Sra. Bouliane certamente tenham conquistado seu lugar no mercado de metrologia, a experiência teve suas dificuldades.
“Nos primeiros anos, havia muitas horas de trabalho, muita incerteza e baixos salários”, disse o Sr. Soucy durante uma entrevista ao Le Soleil Affaires. “Reinvestimos tudo na empresa.” A maré começou a mudar no Japão quando, em 2001, os cofundadores entraram em contato com a Toyota e isso resultou em um lote inicial de 150 licenças. Desde então, a empresa só cresce. Até o momento, mais de 40.000 licenças do PolyWorks foram vendidas.
O que é metrologia?
Metrologia é um conjunto de métodos e técnicas que produzem as medições mais precisas possíveis. A metrologia 3D é usada para controlar as dimensões de qualquer objeto de metal ou plástico, desde computadores até telefones celulares e automóveis.
Armazenamento de medições de máquinas tridimensionais em um banco de dados para acesso rápido e mineração de dados com o PolyWorks|DataLoop.
Mais cientista que empresário
Seguindo seu próprio caminho como CEO da InnovMetric, o Sr. Soucy aprendeu a conciliar o crescimento sem nenhum ponto de referência. “Em 2002, nós éramos 20, com vendas de $ 4 milhões,” diz o Sr. Soucy. “Era muito importante”. Dito isso, ele não tinha a intenção de pendurar o jaleco. Sua mente, moldada pela educação, ajudou-o a permanecer à frente do jogo.
“Você aprende a ver o mundo por uma determinada ótica”, diz o Sr. Soucy. “Você aprende a observar e a analisar suas observações antes de tirar conclusões”. Esse rigor ajudou o Sr. Soucy a aprender a atuar em muitas frentes. Como ex-desenvolvedor de software, também trabalhou com suporte técnico e escreveu folhetos publicitários. E ele se lembra disso como se fosse ontem.
“No fim das contas, isso me deu liberdade”, diz ele.
“Isso me manteve afiado, manteve meu cérebro ativo”.
O diretor da empresa afirma que agora está pronto para enfrentar novos desafios, um de cada vez. “Mais do que nunca, o mundo precisa de generalistas”, diz ele. “Tudo ficou muito complexo. Como generalistas, não temos medo de mergulhar na complexidade”.
A importância da proximidade
Para garantir o seu lugar entre os concorrentes, a InnovMetric apostou na proximidade desde o início. A multinacional administra atualmente 16 subsidiárias e joint ventures na América do Norte e do Sul, bem como na Europa e na Ásia, garantindo uma base em cada canto do globo. “Toda vez”, diz ele, “usamos uma abordagem que desenvolvemos para obter recursos técnicos e apoiar nossos clientes rapidamente”. Essa proximidade não deve ser esquecida. “No Japão, o cliente não é rei; ele é Deus”, diz o Sr. Soucy, que tenta aplicar esse princípio ao pé da letra. “É um patamar acima. Isso significa que você tem que fazer tudo o que puder para entregar as mercadorias”.
Suas subsidiárias e joint ventures também demonstram ser essenciais na competição internacional. “Se você quer vender no exterior, tem que se instalar no exterior”, diz. “Do contrário, você é turista. Você precisa ser local”. Essa presença local ajuda a ficar de olho nos concorrentes e ao mesmo tempo aprimorar o conhecimento sobre as dificuldades específicas de cada mercado.
De acordo com o Sr. Soucy, a sede da Cidade de Quebec representa um importante centro de pesquisa e desenvolvimento para as soluções da PolyWorks.
Mantendo-se firme na Cidade de Quebec
Apesar das raízes internacionais da empresa, o Sr. Soucy não tem planos de transferir a sede da InnovMetric da Capitale-Nationale. “Eu tenho 58 anos de idade”, ele diz. “Meu objetivo é manter a sede da minha empresa na minha cidade.”
A Cidade de Quebec também é um importante centro de pesquisa da InnovMetric, junto com o México, onde um segundo centro de desenvolvimento foi criado após uma aquisição em 2018. Ao colocar a investigação e o desenvolvimento no centro das suas atividades, a InnovMetric espera manter a sua liderança em metrologia.
“Hoje, a força do nosso produto baseia-se no que pensamos há três anos.
A visão de longo prazo é indispensável”.
- Marc Soucy -
Entretanto, tem sido difícil encontrar compradores para sua nova ferramenta PolyWorks|DataLoop™. Como solução de transformação digital, ela reúne informações geradas por diversos dispositivos de medição e auxilia a comunicação entre eles. Atualmente, a InnovMetric é a única empresa que oferece um produto desse tipo. “Essas vendas são difíceis e complexas porque é preciso envolver as equipes de TI”, diz Soucy, que considera a indústria automotiva “muito conservadora”, apesar de seu progresso. “As coisas não mudam rapidamente. É um desafio muito grande”.
Fizemos três perguntas ao empresário emergente.
P: Agora que a InnovMetric está comemorando seu 30º aniversário, quais são suas esperanças para a próxima década?
R: Algumas pessoas têm sonhos e querem alcançá-los. Eu chamo isso de “o destino”. Eles sonham com o destino. Eu sou mais um viajante. O prazer foi construir a equipe, encontrar os produtos e descobrir os mercados. É uma jornada. E queremos que a jornada seja prazerosa, não só para mim, mas para todos ao meu redor.
P: Em 2018, você alertou para a escassez de mão de obra na sua área. Essa situação melhorou?
R: Não precisávamos de cinco desenvolvedores há cinco anos. Precisávamos de 50. Contratamos alguns aqui, e continuamos a contratá-los.
As coisas vão bem agora. Havia muito poucos imigrantes há 10 anos. Sem a imigração para a Cidade de Quebec, o resultado teria sido desastroso. Temos funcionários extraordinários que vêm de aproximadamente quinze países diferentes. A situação mudou completamente.
P: O mundo do desenvolvimento de software ainda é um mundo masculino. Quantas mulheres ocupam esses cargos na InnovMetric?
R: Não muitas, infelizmente. Talvez 10% dos desenvolvedores de software e especialistas de aplicação da Cidade de Quebec sejam mulheres. Mas depende do país. Muitas mulheres especialistas de aplicação vêm da China. Há menos aqui.
Recrutamos muitas mulheres desenvolvedoras nos últimos dois ou três anos. É um prazer tê-las a bordo. A dinâmica muda.